sexta-feira, 14 de novembro de 2008

Vossas Excelências

Hoje, pela manhã, entendi a essência das teorias de Montesquieu, talvez por uma boa noite de sono que tive e recomposição das energias após mais um dia de lutas.
Após esses quase sessenta dias da deflagração do movimento da Polícia de São Paulo, veio-me à mente, num flash, toda a saga de uma verdadeira epopéia protagonizada pelos Poderes do Estado, em especial pelo Legislativo, representada por nomes como Olímpio, Mentor, Falcão, Giannazi, Diogo, Martins, Felício, Hamilton, Raul, Lopes e tantos outros que, empenhados num fato sem precedentes, fizeram-me recordar da história de David e Golias. A vitória do pequenino sobre o gigante. A grandiosidade da humildade sobre a opulência, do amor sobre o ódio, da inteligência sobre a ignorância, do simples sobre o complexo.
Pude observar perfeitamente a obtenção da vitória sobre a derrota, da conquista, do triunfo.
Uma lição, um baile, uma aula (e que aula). Matemática, educação artística, língua portuguesa, filosofia, política, ética etc, tudo resumido num cenário chamado Assembléia Legislativa.
Esses protagonistas, heróicos do simples poder da palavra, que com ousadia, coragem, persistência e até com certa dose de atrevimento, conseguiram um feito que emociona desde o mais humilde ao mais culto dos sábios, desde uma criança ao mais avançado em idade. Ergueram homens e mulheres de uma Instituição que se achava em ruínas. Esquecida. No ostracismo e no opróbrio. Relegada, marginalizada apesar de, na realidade, nunca o haver sido.
Que pena - pena mesmo - que a mídia ainda não tenha se sensibilizado a respeito desse contexto, dessa efeméride, e não tenha ainda conseguido enxergar ou mesmo vislumbrar essa lição de cidadania, de democracia e aproveitado esse momento solene da oportunidade de ser a primeira a cumprir com seu papel que é o da divulgação desse compartilhamento.
Se o resultado dessa batalha fosse outro, ou seja, se a Polícia houvesse ganho aquilo que reinvindicava e que realmente faz jus, talvez jamais poderíamos sentir o sabor dessa vitória. O sabor da Justiça, da exposição incessante à opinião pública de sua realidade, pelos verdadeiros detentores dessa prerrogativa de trazer ao público a verdade. Vocês, legisladores, deram uma aula do que é ser um verdadeiro educador. Pena que Paulo Freire não pôde presenciar essa maravilha que aconteceu durante esses dias. Vocês realmente fazem jus ao tratamento dispensado: Excelências.
Obrigado pela excelente aula.

Nenhum comentário: