quarta-feira, 1 de outubro de 2008

Sobre Apologia

Há determinados fatos que são veiculados pela Internet que, apesar de causarem impacto num primeiro momento, precisam ser inspecionados antes de formarmos um juízo de valor.
Alguns, causam profunda indignação pelo conteúdo que apresentam e até podem levar o leitor à pretensão de se adotar compulsivamente alguma medida junto aos órgãos públicos competentes.
Para que a atitude que eventualmente venha a ser tomada não tenha efeito contrário ao pretendido é necessário refletir e ponderar no sentido de que a emoção não se sobreponha à razão e com isso procurar evitar eventuais aborrecimentos futuros.
Freqüentemente nos deparamos com informações que aparentemente são de incitação ou de se exaltar a prática de atos antijurídicos pelos seus autores, principalmente aquelas que são transmitidas através de imagens que chocam aos que estão do outro lado da tela.
Por outro lado, para que não sejamos omissos em face desses acontecimentos, é necessária uma atitude para se esclarecer o ocorrido e constatar ou não a prática contrária ao direito.
Nos casos específicos de conteúdos da rede, em razão de sua natureza muitas vezes controversa e polêmica, tem que se verificar se uma imagem foi extraída textualmente, de uma breve porção informativa, ou de uma subdivisão de uma mesma unidade exposta.
Neste caso, verificar se, por exemplo trata-se de trecho de uma encenação, bem como se os requisitos quanto à materialidade do objeto ou indivíduo submetido à ação atendem aos respectivos critérios.
Em cada caso, verificada a positividade de um ato de afronta, cabe então uma medida pelas vias do direito.

Nenhum comentário: